• Dia do Índio: escola de Petrópolis recebe integrantes da Aldeia Fulniô

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/04/2018 17:10

    Em comemoração ao Dia do Índio, o Colégio ISAS recebeu a visita dos Índios da Tribo Fulniô, de Pernambuco. Eles fazem parte de um projeto que leva o nome do chefe do Grupo, o chefe Tafekeá. 

    A Diretora do Colégio ISAS, Níria Santos, lembra a importância do contato dos índios com as crianças. “É importante para as crianças conhecerem a cultura, elas estão aguardando ansiosas, é o ensinamento que eles dão que proporciona uma experiência bacana. É o dia do índio na prática, os pais também apoiam a ideia”

    O Projeto é focado em levar a realidade indígena na escola, com canções, atividades, e a própria vestimenta dos índios, com adornos e pinturas na pele que tendem a ajudar no objetivo da visita. O Projeto é novo em Petrópolis, sendo apenas a segunda vez da vinda do grupo no Colégio ISAS.

    O chefe do grupo Tafekeá da Tribo Fulniô em Pernambuco conta que o objetivo do projeto é levar a ideia de que todos são nativos: “Nós acreditamos que somos iguais. A maioria não sabe o que somos, todos nós somos nativos. A nossa crença é que vocês voltem para casa, que vejam a nossa própria cultura pessoalmente.”

    “O Projeto Tafekeá surgiu de uma conversa minha com o terapeuta Carlos Sawer, que é um pai adotivo pra gente, então ele trouxe eu e meus três parentes pra Petrópolis.”, explica o chefe do grupo.

    Maurício Araújo, é pai de um aluno e explica que uma atividade diferenciada é o caminho para chamar a atenção das crianças para assuntos mais educativos. “A gente não resgata tão bem o que é a ideia do índio na teoria, e isso é muito relevante para o contato das crianças com o índio brasileiro, fugir um pouco da visão do índio americano. A Escola está buscando formar pessoas com a cultura, porque fica muito longínquo sem esse contato deles. Regatar essa ideia é super valorosa, vai mudar a conversa do whatsapp dos colegas, vai despertar a curiosidade.”

    Os índios chegaram na cidade há 8 dias, e tem volta prevista para Pernambuco no final de maio. A ideia é levar maior proximidade da Cultura Indígena a fim de mostrar o verdadeiro significado do Dia do Índio e levar cultura na prática na Instituição. A mensagem deles é despertar a consciência das pessoas de que todos nós somos nativos da mesma terra, e não povos diferentes. 

    Últimas