Detran Presente chega pela quarta vez a Petrópolis

1 semana atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Divulgação | Tribuna de Petrópolis

O Detran Presente estará mais uma vez na cidade de Petrópolis. Na próxima sexta-feira (15.12), o mutirão de serviços montará sua estrutura itinerante pela quarta vez na Cidade Imperial. Mais de 150 funcionários do Detran estarão à disposição dos moradores da região no Parque de Exposições, em Itaipava, das 9h às 16h.  Os agendamento já estão abertos no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo telefone 0800-0204040.

O Detran Presente vai oferecer inúmeros serviços, como a emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a vistoria anual dos veículos, o licenciamento anual sem vistoria, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços que serão oferecidos está disponível no site do Detran.

Esta será a quarta edição do Detran Presente no município da Região Serrana. Ao todo, já foram feitos 3.454 atendimentos. A cidade, inclusive, foi a escolhida, em maio, para ser a sede da edição de estreia do Detran Presente por ser uma região com grande demanda reprimida. Esta será a 41ª edição do Detran Presente. Desde maio, o mutirão já passou por 23 cidades e realizou mais de 70 mil atendimentos. 

“Mais uma vez, vamos montar nossa estrutura em Petrópolis. O Detran Presente sempre prepara um mapa estratégico dos locais com maior demanda reprimida para decidir o destino do mutirão. E a cidade de Petrópolis é um deles. Vamos levar nossos serviços novamente para perto dos petropolitanos com agilidade e eficiência”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

Agendamentos abertos

Os agendamentos para esta edição do Detran Presente já estão abertos. Os cidadãos já podem agendar os serviços no site do Detran – www.detran.rj.gov.br. Um dos serviços mais procurado é o agendamento para a realização de vistoria anual de veículos.

Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040.  Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.

Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 23 cidades, em 40 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo e Barra da Tijuca), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra Mansa, Nova Friburgo, Bom Jesus de Itapaboana, Nova Iguaçu e Angra dos Reis.

DETRAN PRESENTE – PETRÓPOLIS

12 DE DEZEMBRO (SEXTA-FEIRA)

Local: Parque de Exposições de Itaipava – Estrada União e Indústria, 10.000 - Itaipava

Horário: 9h às 16h

Agendamentos:  www.detran.rj.gov.br. | 0800-0204040