• Deputado propõe Comissão Externa para Operação Carne Fraca

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/03/2017 16:05

    Atento aos desdobramentos da Operação Carne Fraca, que combate a venda ilegal de carne no País, o deputado federal Hugo Leal (PSB-RJ) apresentou o Requerimento nº 6.153/2017, que propõe a instalação de Comissão Temporária Externa para fiscalizar as ações do governo até agora. “A Câmara dos Deputados tem, entre uma de suas responsabilidades, a fiscalização operacional e patrimonial da União e das entidades da Administração direta e indireta", lembrou o parlamentar.

    De acordo com o requerimento, a comissão se destinaria ao acompanhamento das medidas adotadas pelo Governo Federal, em especial junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para a apresentação de proposta para a revisão do Marco Regulatório da Inspeção de Produtos de origem Animal do Brasil, o Regulamento de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), bem como demais ações quanto à fiscalização, inspeção, produção e exportação de produtos de origem animal e temas relacionados.

    O parlamentar ressalta, no requerimento, que o Governo vem atuando em várias frentes, com o intuito de coibir as ações que possam ter havido junto ao MAPA , que declarou que a operação deflagrada pela Polícia Federal teve como foco a eventual prática de crimes de corrupção praticados por agentes públicos, e também buscado restabelecer a credibilidade do setor internamente e junto a outros países.

    Ainda segundo o deputado, além dessa possível prática, a repercussão dos fatos gerou várias implicações, atingindo, inclusive o setor exportador brasileiro. “O Governo também tem buscado restabelecer quaisquer relações comerciais que possam ter sofrido suspeição”, completa.

    Porém, para o parlamentar, acima de interesses comerciais está o zelo pela saúde pública e sanitária e confiança do cidadão brasileiro, como maior consumidor dos produtos de origem animal e maior atingido com os possíveis malfeitos. Por tal razão, Hugo julga fundamental o acompanhamento por Comissão Externa, das ações do Executivo.



    Últimas