• De olho no ônibus: coletivos ganham controle por GPS

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/09/2016 09:20

    Na tarde de ontem foi implantado o sistema de monitoramento dos ônibus urbanos por GPS. O “De olho no ônibus” está disponível para consulta no Terminal Imperatriz Leopoldina, no Centro Histórico. Nos painéis eletrônicos, os passageiros poderão acompanhar a previsão de chegada dos coletivos em tempo real. Em breve o serviço estará disponível nos terminais Bingen, Itamarati, Corrêas e Itaipava. 

    A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA), Luciane Bomtempo, realizou o lançamento e destacou que a importância da pontualidade influencia principalmente no dia a dia das mulheres com filhos. “A mobilidade é complicada e o sistema é um avanço para a cidade”, diz.

    O presidente da Companhia de Trânsito Petropolitana, Fernando Badia, destacou que 100% da frota de ônibus petropolitana conta com monitoramento e acompanhamento online. “A inauguração do sistema hoje é resultado de mais de um ano e meio de trabalho. Entre os benefícios, a informação e organização da chegada e partida dos veículos. Com a modernização, as pessoas poderão utilizar o transporte público com mais comodidade”, declara. 

    Os usuários gostaram da novidade. “Agora em vez de ficarmos sentados esperando vamos poder fazer coisas aqui por perto, como dar um pulo no mercado ou não ficar com medo de perder a condução quando vamos ao banheiro”, opinou Maria Gonçalves.

    O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) ressaltou a satisfação da implantação do “De olho no ônibus”, que dará a previsibilidade, liberdade de escolha e locomoção aos passageiros, além de um melhor atendimento.

    É preciso esclarecer ainda que mesmo com a rota definida, o sistema opera como um aplicativo de GPS. Ele recalcula a rota de acordo com o deslocamento, por isso uma previsão de chegada em 20 minutos pode alterar para 40 minutos caso haja imprevistos como acidentes no caminho. 

    Últimas