• Conselho de segurança reivindica mais câmeras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/02/2016 09:01

    O Conselho Comunitário de Segurança de Petrópolis das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) está discutindo a ampliação do monitoramento da cidade por câmeras e no momento depende de uma participação mais ampla do Governo Municipal. Com objetivo de viabilizar o processo e conhecer como o sistema pode funcionar na cidade, uma comissão do Conselho fará visita às centrais de monitoramento das cidades de Nova Friburgo e de Três Rios.

    Uma das propostas do Conselho, segundo o presidente da entidade, Sérgio Mattos, é a instalação de câmeras em Nogueira. No entanto, a dificuldade é que hoje, segundo o conselho, das 16 câmeras instaladas na cidade, apenas oito funcionariam. Para Sérgio Mattos, este é um problema que precisa ser resolvido e que a central de monitoramento, que hoje é administrada pelo Município, deveria ter uma integração maior com o comando da Polícia Militar na cidade e com as duas delegacias.

    Nas últimas reuniões, o Conselho recebeu reclamações sobre falta de segurança em três praças no Centro Histórico: Praça Marechal Carmona, Bosque do Imperador e a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). De acordo com Sérgio Mattos, a PM e a Polícia Civil realizam operações nestes locais, conforme foi passado pelo comando das duas unidades, mas há necessidade da presença da Guarda Civil, responsável pela segurança dos espaços públicos. Mattos disse que outra reivindicação é que Petrópolis tenha um Plano de Segurança Pública. Mesmo sendo o policiamento ostensivo incumbência da PM, no combate à criminalidade, pois entre outras medidas o plano terá ações municipais como monitoramento da cidade, ações de educação e prevenção de abuso de álcool e uso de entorpecentes.

    Últimas