• Companhia Língua de Trapo promove neste sábado o Encontro Cultura Viva

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/11/2016 12:25

    O “Encontro Cultura Viva”,que reúne Pontos de Cultura dediferentes locais do Rio de Janeiro,acontece neste sábado, dia 26.A reunião será no Ponto de Culturada Cia. Língua de Trapo, das11h às 20h, com rodas de conversasobre o Cultura Viva, culturana sociedade e nas comunidades,além de suas riquezas. A iniciativavem com o intuito de estimularos jovens e moradores da cidadea conhecer sua própria história,preservar, cuidar e difundir a arte.À noite, às 20h, está marcadoum o Sarau para Lima Barreto,em comemoração ao mês daconsciência negra, nascido no Riode Janeiro, autor do romance “Otriste fim de Policarpo Quaresma”e de dezenas de obras hojeem domínio público, publicadosantes e depois de sua morte. Umdos contos mais importantes dasua carreira é “O homem quesabia javanês”.

    “Vamos contar com a presença de Pontos de Cultura do Rio,artistas, fazedores de arte, gestorespúblico e da sociedade civilem geral”, comenta a diretoraIara Roccha, diretora da Línguade Trapo. 

    Os Pontos de Cultura são uma ação do Programa CulturaViva, do Ministério da Cultura,que, desde 2003, na gestão doentão ministro Gilberto Gil,formulou uma política públicafocada na diversidade culturale no diálogo com a sociedadecivil. No estado do Rio de Janeiro,atualmente, o programacontempla 196 Pontos de Cultura.Os grupos selecionadosincluindo a Cia. Teatral Línguade Trapo passaram a fazer parteda Rede Nacional de Pontos deCultura, tendo contato com iniciativasculturais de todo o país.

    Desde 2008 a Cia. TeatralLíngua de Trapo – Ponto deCultura, instituição de utilidadepública municipal, sem fins lucrativos,dirigida e coordenada pelaatriz, poeta e diretora Iara Roccha,desenvolve um trabalho artísticocom base em estudos e pesquisassobre a linguagem. Em 2009foi contemplada pelo edital dosPontos de Cultura do Ministérioda Cultura /Secretaria de Culturacom o projeto “Independênciaé Arte”, cujo objetivo era o demanter um espaço público deformação no campo das artes cênicas da música e de inclusãodigital. Neste mesmo ano a Cia.foi contemplada pelo edital de“Micro Projetos Culturais daSec. Est. Cultura/RJ” com projeto“Bonecaria de Trapo” com a metade desenvolver os diversos gênerosde teatro com bonecos. Essesdois projetos atenderam cerca de300 jovens estudantes das redespúblicas de ensino e moradoresdos bairros localizados nas periferiasde Petrópolis.

    Neste ano, tendo cumpridoseu Plano de Trabalho detrês anos do Edital do MinC,amplia seu projeto culturalpara a criação da 1ª EscolaPopular de Teatro na RegiãoSerrana. O grande objetivoé garantir e tornar público egratuito o acesso aos meios,saberes e fazeres artísticose culturais, em oficinas eresidências artísticas dapesquisa em linguagens.


     

    Últimas