• Comissão da Vila Isabel faz visita técnica em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/06/2018 17:14

    Uma comissão da escola de samba Vila Isabel, liderada pelo carnavalesco Edson Pereira, está em Petrópolis para uma vista técnica que vai ajudar a compor os últimos detalhes do desfile de 2019 – com o tema focado na cidade Imperial. A primeira visita foi feita ao diretor-presidente do grupo Tribuna, Francisco de Orleans e Bragança, membro da Família Imperial, e entusiasta das tradições que a cidade mantém desde o Império.

    A comissão também já percorreu alguns dos principais pontos turísticos do município, como o Museu Imperial, Museu Casa do Colono, Palácio Quitandinha e Catedral São Pedro de Alcântara. O enredo, que foi lançado mês passado na quadra da escola, no Rio, também será lançado oficialmente em Petrópolis, ainda este mês, com uma feijoada.

    Com o título "Em nome do pai, do filho e dos santos, a vila canta a cidade de Pedro", a escola vai relacionar a história da Vila Isabel com a de Petrópolis. “É muito importante que a escola esteja, de fato, envolvida com a cidade. Que eles venham, conheçam nossa cultura, que envolvam os petropolitanos. Essa será uma mídia espontânea incrível para nós. Sabemos que temos uma cidade linda, mas agora o mundo inteiro vai ver isso também”, destaca o prefeito Bernardo Rossi que lembra que não haverá aporte da prefeitura ao desfile que será custeado pela escola e patrocinadores. 

    Na avenida, a escola promete para o público um reencontro de suas origens, “com sua negritude, com sua raça”. A história deverá começar com os “Pedros, dos céus à terra, para criar uma cidade em uma serra”, conforme diz o texto do samba-enredo.Entre os Pedros, então o santo, padroeiro de Petrópolis, D. Pedro I e D. Pedro II. A Sapucaí deverá ver a história da Cidade Imperial de forma lúdica. Segundo o carnavalesco, todo projeto já está em fase de conclusão, mas a visita técnica era fundamental.

    “Estou adorando essa visita, uma honra conhecer membros da Família Imperial. Era o que faltava para fecharmos os últimos detalhes. Por que, para nós, é muito importante que o petropolitano se reconheça na avenida, que se identifique com o desfile. Queremos não só fazer um enredo bom para o Carnaval, mas que tenha essa identificação com a cidade. O enredo inclui tudo de melhor vocês têm, de uma forma poética. Queremos levar a Vila Isabel e Petrópolis para o mundo”, frisa ele.

    A comissão chegou em Petrópolis na noite de quarta-feira (27.05) e vai embora neste sábado (02.06). Eles estiveram acompanhados do diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, que pretende estreitar cada vez mais a relação da escola com a cidade. “Estamos programando diversas ações em Petrópolis para que aja essa integração. Vamos virar vitrine mundial, nossa cultura, nossas belezas vão estar em destaque no maior Carnaval do mundo”, disse.

    Além dos museus, eles também percorreram a Rua Teresa e visitaram a Tribuna de Petrópolis, quinto jornal mais antigo do Brasil. “Essa visibilidade é excelente, é mais uma divulgação para Petrópolis. Isso é ótimo para o turismo”, explica o diretor do Grupo Tribuna, Francisco de Orleans e Bragança.

    O desfile da Vila Isabel deverá mostrar da imigração em Petrópolis aos avanços da cidade, como toda tecnologia instalada hoje no município. Sem deixar de falar sobre as belezas naturais, com a Mata Atlântica e cachoeiras.

    Últimas