Comidas típicas e saudáveis para o seu Natal

Sábado, 23 de Dezembro de 2017


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Divulgação

Não engordar no período das festas de fim de ano é um desafio para a maior parte das pessoas. De acordo com a nutricionista e professora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), Brigitte Olichon, isso acontece porque os nossos hábitos alimentares se originaram a partir da tradição do hemisfério norte, que nesta fase do ano vive um inverno rigoroso.

“Americanos e europeus costumam comer peru, tender, panetone e frutas secas, entre outros alimentos ricos em calorias. No entanto, o consumo desses alimentos não é recomendado a quem nesta época está situado abaixo da Linha do Equador, por conta das altas temperaturas do verão”, explica.

Segundo Olichon, um cardápio de Natal saudável e barato começa pela escolha de uma ave como prato principal. “Esta é uma opção menos calórica e tem menos gordura que a carne de porco. Dependendo do número de convidados, o chester sai mais em conta que o peru”, diz a professora. 

É importante que os pratos de entrada sejam leves, pois são os responsáveis por preparar o paladar para o prato principal. Além das saladas com folhas verdes e legumes cozidos, a ceia pode ser aberta com mousses salgadas feitas à base de iogurte e gelatina e empadinhas de pão, de preferência integral.

Para acompanhar, recomenda-se o clássico arroz, que pode ser incrementado com legumes em risotos coloridos, e purês diversos como o prático e econômico falso purê de castanhas portuguesas. “Cremes gordurosos e à base de creme de leite ou com bacon e presunto devem ser evitados”, acrescenta a professora.

Como as sobremesas à base de leite condensado e creme de leite dificultam a digestão, o mais indicado são as frutas frescas. Para evitar sobras no dia seguinte, o ideal é escolher apenas uma opção entre os tradicionais pavê, pudim e rabanada. Caso a escolhida seja a última, a sugestão é preferência à de forno, mais saborosa e muito mais saudável.

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