• Com ajuda da tecnologia, França vence na estreia da Copa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/06/2018 09:25

    França e Austrália abriram o terceiro dia de Copa do Mundo, com os Lea Bleus vencendo a equipe da Oceania por 2 a 1, em Kazan, na Rússia. Em confronto truncado e sem brilho técnico o destaque ficou para o uso da tecnologia, utilizada nos três gols do embate. 

    A Austrália tinha uma proposta bem definida, se fechar na defesa e quando possível sair nos contra-ataques. Chegou a ter a primeira oportunidade da partida, quando o zagueiro francês quase marcou um gol contra. 

    Sem saída, a França não conseguia atacar os australianos. Assim foi durante todo o primeiro tempo. As emoções ficaram todas guardadas para a etapa complementar.

    Aos 9 minutos, Griezmann se antecipou ao lateral Risdon, que derrubou o francês dentro da área. O árbitro da partida não marcou falta, porém foi avisado do pênalti e decidiu consultar o VAR (sigla em inglês de video assistant referee ou árbitro assistente de vídeo), novidade tecnológica desta Copa do Mundo. Após quase um minuto analisando as repetições do lance em uma tela na beira do gramado, o juiz confirmou a penalidade. O próprio Griezmann bateu e abriu o placar. Logo depois, aos três minutos, a Austrália cruzou bola na área e o zagueiro Untiti colocou a mão na bola. O árbitro novamente não viu a infração e foi avisado pelos auxiliares dos monitores, e confirmou o pênalti, Jedinak cobrou e empatou o jogo. 

    Aos 40 minutos, Paul Pogba, tocou por cobertura, a bola tocou no travessão, quicou além da linha das traves e saiu em seguida, ficando nas mãos do goleiro. Então outro recurso tecnológico foi usado para validar o gol. Um sensor instalado na bola, emiti um sinal para o relógio do árbitro que sabe se a bola cruzou a linha ou não. Final 2 a 1 para a França, mas a vitória foi da tecnologia, que ao ser utilizada nos três gols da partida, trouxe justiça para o resultado.

    Últimas