• Chuva em Petrópolis: queda de árvores e destelhamento de casa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/12/2016 17:40

    A forte chuva que atingiu Petrópolis na noite da última terça-feira (27) causou transtornos em alguns bairros da cidade, como Cascatinha, Nogueira, Alcobacinha e Retiro. De acordo com a Secretaria de Defesa Civil e Segurança Pública, as fortes rajadas de vento associadas à formação de núcleos de chuvas geraram 14 ocorrências em Petrópolis, entre quedas de árvores e destelhamentos de casas entre o 2º e o 3º distritos (Cascatinha e Itaipava).

    Uma pessoa ficou ferida na União e Indústria, altura de Nogueira. Ela estava em um carro que foi atingido por uma árvore. O Corpo de Bombeiros prestou o socorro e fez o encaminhamento ao Hospital Santa Teresa.

    Já na Rua João de Farias, no Alcobacinha, parte de uma casa desabou. Uma equipe da Defesa Civil esteve no local e interditou o imóvel. Não houve feridos. A moradora da residência, Jaqueline Medeiros, teve que sair do local e está dormindo na casa de amigos. “Por causa da chuva a casa ficou destelhada. Perdi móveis, colchão e uma televisão. Saí da casa porque a Defesa Civil alertou sobre os perigos. Foi um susto muito grande e uma tristeza enorme, porque perdemos coisas que conseguimos comprar com sacrifício”, contou.

    A queda de várias árvores derrubou quatro postes na Comunidade do Alemão, no Retiro. Um dos postes caiu em cima de um carro. Ninguém se feriu. A rua ficou interditada para carros e ônibus até o início da tarde de ontem. Durante toda a manhã equipes da secretaria de Obras e Enel trabalhavam na limpeza da via e no religamento da energia. “A luz acabou por volta das 20h. Isso complicou bastante a nossa vida. Sem o ônibus também ficou difícil e nem os carros podiam subir. É a primeira vez que algo do tipo ocorre na comunidade e eu moro aqui desde que nasci, há 32 anos”, contou Juliana da Silva.

    Uma árvore também caiu na entrada do Quarteirão Brasileiro. Ela teve que ser cortada na manhã de ontem para que não atrapalhasse o tráfego de veículos no local. “A luz acabou quando a árvore caiu, por volta das 20h, e só voltou às 22h”, disse o morador Carlos Alberto.

    Por volta das 20h uma árvore caiu na Estrada União e Indústria, próximo à localidade conhecida como Piquenique. A queda interditou totalmente a passagem de veículos nos dois sentidos da via por algumas horas.

    Também na Estrada União e Indústria, próximo à entrada do Castelo São Manuel, a queda de uma árvore interditou o trânsito. No bairro Boa Vista, cinco casas foram destelhadas pela chuva de granizo. Ainda de acordo com a  Secretaria de Defesa Civil e Segurança Pública, as quedas de árvores que interromperam o trânsito ocorreram em Nogueira, Corrêas, Comunidade do Alemão, Samambaia e Retiro. 

    O Plano de Contingência de Petrópolis foi acionado e equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia elétrica Enel atuaram à noite e na madrugada para a desobstrução das vias. O maior índice pluviométrico foi registrado no Samambaia, onde choveu 55 milímetros em 24 horas. A Defesa Civil opera no estágio de atenção. Há possibilidade de novas pancadas de chuvas fortes, típicas do verão, no fim da tarde. No caso de qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva da Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.


    Últimas