• Chocolate especial faz a alegria dos pets na Páscoa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/03/2016 12:00

    Papeis coloridos, brinquedos, objetos escondidos e o delicioso cheiro do chocolate encantam não só as crianças, mas também os cães. O período de Páscoa traz muitas alegrias, porém pode representar um risco para os pets. Muitos dos alimentos consumidos nessa época do ano são extremamente tóxicos para os bichinhos.

    De acordo com o médico veterinário Jorge Augusto Lima, da Pet Amado veterinária e Pet Shop, além de frutas cítricas, morangos e uvas, o grande inimigo dos animais é o chocolate. "Basicamente, deve-se evitar chocolates e derivados no geral. Ele é tóxico para cães e gatos por conter muita gordura, cafeína e teobromina (estimulantes do sistema nervoso)".

    Jorge explica que dependendo do tipo de chocolate e da quantidade ingerida pode causar vômito, diarreia, hiperatividade, tremores musculares, respiração curta, ofegante, choque anafilático e até mesmo a morte do animal. Além disso, pedaços das embalagens e pequenos brinquedos também são perigosos, já que o material não é digerível e pode causar obstrução intestinal ou até mesmo uma perfuração, se ingeridos acidentalmente.

    Caso ocorra um acidente envolvendo algum alimento inadequado (ou brinquedo), deve-se imediatamente procurar atendimento veterinário, para que o profissional possa entrar com a medicação de suporte adequada. Muitas vezes, o animalzinho vai necessitar de internação, controle de vômitos e até mesmo sedativos para interromper o efeito estimulante do chocolate.

    Para o veterinário, a melhor forma de lidar com esses riscos é a prevenção. O proprietário pode optar por oferecer petiscos e brinquedos específicos para cães e gatos, porém sempre mantendo uma alimentação saudável e de qualidade para seu pet. 

    Aqueles que não resistem e aproveitam essa época para "mimar" cães e gatos com petiscos e guloseimas, devem procurar por produtos exclusivos do mercado pet. Alexandre Rohling, consultor de vendas dessa área, conta que o principal produto é o tradicional ovo de Páscoa e tem ainda a colomba pascal canina. "Ao contrário do nosso chocolate que é feito de cacau e tem açucar, o chocolate desenvolvido para cães, normalmente é feito com leite sem lactose. E em algumas composições encontramos alfarroba".

    Alexandre, que trabalha nessa área há mais de 10 anos, revela que alguns proprietários têm resistência em comprar ovos de Páscoa, pastilhas, entre outros produtos para seus pet. Porém, com o passar dos anos, a composição desses alimentos tormou-se cada vez mais saudável e não oferece risco para a saúde do animal. Mas vale lembrar que é importante sempre ter o acompanhamento e orientação de um veterinário.

    Quem quiser aproveitar e presentear seu amigo pet com produtos de Páscoa, pode encontrá-los nos principais Pet Shops da cidade.

    Últimas