• Cascatinha será palco da Copa Tribuninha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/06/2016 11:35

    Garotada apaixonada pelo futebol , prepare-se: vem aí a segunda edição da Copa Tribuninha de futebol. A disputa, que envolverá três categorias, está programada para o mês de setembro e vai ser realizada no estádio Osório Júnior, em Cascatinha – um dos principais palcos do desporto municipal –, com a expectativa de reunir um número maior de atletas em relação à edição anterior, em dezembro de 2015.

    Com um modelo de torneio diferenciado, a Copa Tribuninha terá algumas mudanças e algumas delas atendem a pedidos dos clubes que participaram no ano passado. 

    A principal delas é a de que a competição aconteça em sistema itinerante, ou seja, em vez de promover em um local fixo os clubes com estádio tenham a oportunidade de vivenciar aquela que ganhou o apelido de “Copinha”.

    Na edição de 2015, o Petropolitano abriu as portas para a Copa durante dois fins de semana. O estádio Carlos Guinle, que recebeu um bom público, foi dividido em três pequenos campos para a realização de partidas simultâneas. Desde cedo, a bola rolou no local para as equipes que, em disputas divididas em três tempos de seis minutos, proporcionaram aos pais e torcedores momentos de muita emoção.

    Vale lembrar que a filosofia que norteia a Copa Tribuninha tem a ver com a descoberta do prazer de jogar futebol. O objetivo do evento, na realidade, não é o de revelar craques para os clubes ou proporcionar espetáculos técnicos, mas privilegiar os meninos que, bons ou não de bola, possam encontrar o prazer de praticar o esporte mais popular do mundo.

    As categorias que serão envolvidas na Copa serão as de sub-7, sub-9 e sub-10. Desta vez, as inscrições não serão abertas apenas para os clubes da cidade. As associações colegiais poderão tomar parte neste ano. Quanto à abertura das matrículas, a data ainda não está acertada pelo comitê organizador, mas o local deverá ser o mesmo do ano passado, a loja Bico da Bota, localizada no Centro Histórico.

    A “Copinha” remonta uma criação do professor de educação física, Hingo Hammes, que em 2007 realizou pela primeira vez, no Petropolitano, a chamada Copa Adidas de base. O evento propôs reunir jogadores de escolinhas sem a pretensão de fazer parte dos times competitivos. O sucesso foi estrondoso, a ponto da Tribuna repetir esse modelo. Não é à toa que Hammes é o diretor-técnico da Copa.

    A atratividade proporcionada pelo torneio é outro ponto fundamental, além é claro as parcerias com empresas do município. Segundo o editor de esportes da Tribuna, Roberto Márcio, o jornal tem por finalidade trabalhar em conjunto com a sociedade local pelo bem de Petrópolis. E justamente num ano olímpico, o convênio com associações esportivas, empresários e o público traz resultados importantes a todos.

    “A Copa Tribuninha tem a ênfase de proporcionar um espetáculo bem diferente ao público. Não esperamos um ‘Messi’ ou um ‘Neymar’ dando dribles incríveis, mas resgatar a importância do prazer de jogar futebol. Isso é algo que faltava: dar oportunidades àqueles que, mesmo não sendo craques genuínos, se divertem jogando bola, um aspecto lúdico importante”, explicou o jornalista.

    A Copa Tribuninha será disputada nos dias 3, 10 e 17 de setembro. As inscrições serão abertas possivelmente em julho – falta definir pontos importantes -, sendo que de certo é que serão gratuitas.

     

    Últimas