• Carnaval, sol e óculos escuros para proteger dos raios UV

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/02/2016 11:26

    Especialistas alertam para o uso do acessório em casos de exposição ao sol. Radiação do Ultra Violeta pode causar lesões aos olhos. 

    O institutos meteorológicos apontam que o sol vai marcar presença nos dias de folia. Quem vai para praia ou até mesmo ficar exposto a radiação solar nesse período, não deve esquecer de se proteger. Além do filtro solar, o uso de óculos escuros é fundamental, como alertam os especialistas. 

    O acessório filtra a radiação ultravioleta, que existe nos raios solares e podem causar queimaduras na superfície dos olhos, ocasionando quadros de irritação, vermelhidão e até baixa visual. Isso foi o que explicou o oftalmologista William Tannure. De acordo com ele, com a rarefação progressiva da camada de ozônio no planeta, existe cada vez mais o contato com a radiação. Por isso, a incidência de lesões como as que foram mencionadas, é ainda maior. Segundo William, estudos mais recentes conseguiram relacionar a exposição aos Raios Ultravioleta com o desenvolvimento de doenças mais sérias como a catarata. Com isso, a necessidade de proteção solar para os olhos torna-se cada vez mais importante nos dias de hoje. 

    “Proteger os olhos contra a radiação solar previne o desenvolvimento principalmente contra queimaduras que, na maioria das vezes se apresentam como lesões leves. Mas, em casos raros podem acarretar em perda visual”, disse. 

    Sobre a faixa etária, ele explicou que até as crianças podem usar, uma vez que, elas apresentam maior sensibilidade solar e maior risco por realizarem atividades constantes em exposição ao sol. O alerta é válido também para quem tem olhos claros, que podem apresentar maior fotossensibilidade.

    O oftalmologista Adroaldo Alencar, cooperado da Unimed Petrópolis, acrescentou que as crianças, atualmente, estão muito ligadas a tudo que rola no mundo dos adultos e as boas óticas dispõem de armações e lentes para elas. 

    William recomenda ainda que sempre ao sentir sintomas de desconforto, deve-se optar pelo uso dos óculos escuros. “Mas em caso de atividades na praia, piscina, ou até mesmo exercícios físicos externos, o ideal é prevenir, usando o acessório durante todo o período de exposição ao sol”, declarou. 


    Cuidados na hora de escolher a lente, são fundamentais

    Que a qualidade da lente é indispensável, todo mundo já sabe. Mas na hora de comprar ainda surgem as dúvidas. Por isso, William recomenda que seja feita a verificação do filtro ultravioleta, que deve filtrar, pelo menos, 90% da radiação nos três espectros A, B e C. Ele ressalta ainda que é preciso levar em conta o formato adequado dos óculos no rosto de cada pessoa. “Vale lembrar que o fato de a lente ser muito escura, não significa que ele possui filtro ultravioleta. No caso de óculos de procedência questionável, os usuários costumam relatar sintomas de queimaduras solares", afirmou. 

    Para Adroaldo além de acessório de moda os óculos escuros dão conforto diminuindo a sensação desagradável do excesso de luminosidade. " Eles também auxiliam na prevenção precoce da catarata e protegerão os olhos e pálpebras da formação de câncer", comentou.  

    Esses são mais alguns motivos de que ele precisa ser de qualidade. "É  importante nunca usar óculos de butiques ou camelôs. Além de exigir a garantia do filtro UV", disse, acrescentando que lentes de má qualidade podem por meio de um possível efeito prismático induzir alterações da musculatura extrínseca dos olhos provocando estrabismo ou mesmo aumento do grau das lentes corretoras.




    Últimas