• Candidatos expõem propostas para Saúde

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/09/2016 08:55

    Os candidatos a prefeito de Petrópolis Bernardo Rossi (PMDB), Yuri Moura (PT) e Rubens Bomtempo (PSB) apresentam suas propostas para a área de Saúde. Os textos foram elaborados pelas assessorias dos candidatos, a pedido da Tribuna. Os candidatos, que já haviam apresentado propostas para a área de Educação, vão dispor de espaços para expor suas ideias, em textos elaborados por suas assessorias, sobre outros temas importantes para a vida do município, como transporte e mobilidade urbana, economia, turismo, atração de investimentos, segurança pública, recuperação e utilização de prédios industriais e outros, fechados ou abandonados existentes na cidade.



    Bernardo Rossi 

    A saúde começa na atenção básica, com postos funcionando com médicos e fazendo o acompanhamento correto das famílias. Bernardo Rossi vai ampliar a cobertura de Saúde da Família – que não alcança metade da população – especialmente nas regiões carentes. Bernardo Rossi é candidato a prefeito pela Coligação Petrópolis no Coração (PMDB, PP, PSC, PSDC, DEM, PSL, PTC, PRTB, PV, PDT, PEN, PROS, PSDB, PMB, PRP, PTB e PHS).

    “Na cidade toda o que ouvimos é que falta posto e quando tem posto não tem médico. E que é uma luta marcar consultas e exames e tem fila pra cirurgia. É preciso gestão e  vou trabalhar ao máximo a prevenção, que é o melhor caminho para uma vida saudável. A atenção básica chegará a toda a população, incluindo programas específicos, como o de saúde na escola, da saúde da criança e vou instalar um centro de referência para tratar diabetes e hipertensão”, garante.

    Expandir a coleta de exames laboratoriais para todas as unidades de Saúde da Família também é meta de Bernardo Rossi, que vai ainda ampliar o centro de diagnóstico por imagem do Alcides Carneiro e dotar o Nelson de Sá Earp de estrutura deste tipo, garantido a oferta de exames nos dois hospitais públicos.

    Bernardo Rossi defende que toda a rede esteja conectada, agilizando o atendimento para o paciente. Por isso vai informatizar as unidades de saúde, implantando o prontuário eletrônico, e interligá-las para que seja feito o agendamento online de consultas e exames. Assim, qualquer profissional da rede terá acesso ao prontuário do paciente, independente em qual unidade esteja sendo feito o atendimento, e o paciente já sai da consulta com o exame marcado e retorno agendado.

    Bernardo Rossi vai redefinir a rede de urgência e emergência, incluindo a reabertura do setor do Alcides Carneiro, além de criar um polo em Itaipava e melhorar os serviços existentes na Posse e Pedro do Rio. Bernardo Rossi vai descentralizar a Farmácia Básica levando o serviço para Itaipava, Quitandinha e Itamarati.

     

    Rubens Bomtempo

    A saúde é o principal compromisso de Rubens Bomtempo com o povo. Em 2013, Bomtempo encontrou o caos, principalmente no Hospital Alcides Carneiro: salários atrasados, UTI fechada e apenas duas salas do centro cirúrgico funcionando. Bomtempo realizou a maior reforma do HAC, que hoje conta com nova maternidade, pediatria e centro de diagnóstico, além de novos serviços, como a ressonância magnética. Informatizou o sistema de saúde e investiu 40% do orçamento no setor. Mesmo com a falta de repasses do Governo do Estado, o município manteve as duas UPAs funcionando com eficiência e qualidade.

    O resultado deste trabalho pode ser visto na ampliação do atendimento: o número de cirurgias aumentou 73%; o número de internações, 61%; e o número de consultas ambulatoriais, em 42%. Novos serviços foram oferecidos, como mamografia, cirurgias urológica e vascular e tomografia digital, entre outros. Bomtempo construiu quatro novas UBS no Caxambu, Alto Independência, Araras e Posse e reformou 22 postos de saúde. O Posto de Saúde do Alto da Serra foi reconstruído, bem como o Pronto-Socorro do bairro, que ganhou laboratório.

    Bomtempo vai concluir as obras de reforma do Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente (Centro de Saúde) e dos Hospitais Alcides Carneiro e Nelson de Sá Earp, além de criar um Centro de Referência à Pessoa Idosa e ampliar o terceiro turno nos postos de saúde. Bomtempo assume outro compromisso com o povo: manter as duas UPAs, que são importantes para o atendimento de urgência e emergência, abertas e com mais médicos.

    A criação de cinco Núcleos de Apoio à Saúde da Família, com psiquiatras e fonoaudiólogos em postos de referência, também estão entre as propostas. Outras ideias são aumentar a oferta de serviços e criar serviços de neurologia e ortopedia. O serviço de reconstrução da mama, no Hospital Alcides Carneiro, também será ampliado.


    Yuri Moura

    Especificamente para a Saúde é necessário que se façam grandes mudanças para a melhoria na qualidade do atendimento. Que se entenda a determinação social do tema, como também a importância da priorização de medidas preventivas, de acompanhamento e integração no atendimento, buscando a promoção plena da saúde.

    Vou acabar com as senhas e filas para a marcação de consultas. Estabelecendo agendamento prévio e permanente em todos os postos e unidades de saúde do município e criarei o Programa Emergencial de Saúde e Especialidades, organizando as unidades, o atendimento domiciliar e combatendo a morosidade nos agendamentos, na coleta de exames, nos procedimentos e cirurgias; convocando um processo seletivo de médicos especialistas e indicando parcerias público-privadas.

    É fundamental agilizar a reforma do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e reformar em caráter emergencial o Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp (HMNSE), mudando a cara da política de atendimento na área de ortopedia e expandindo as salas de homens e mulheres. 

    Defendo ainda a implementação do Programa Melhor em Casa para as pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. E valorizarei os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias e Equipes de Saúde da Família, proporcionando reais condições de trabalho e formação permanente, reorganizando seus horários de atuação, assegurando vínculos com os usuários, expandindo seus salários e ampliando o quadro funcional.


    Últimas