• Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 15 de junho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/05/2018 15:15

    O Ministério da Saúde notificou a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Gripe até o dia 15 de junho, em todo o país. A informação oficial chegou ao município no fim tarde desta terça-feira (29). A medida foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. Petrópolis já tem imunizados mais da metade do público alvo contra a gripe. O atendimento nos 37 locais de vacinação segue sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h – com intervalo de 1h para almoço.

    Desde o início da campanha, no dia 24 do mês passado, 49,5 mil pessoas receberam a vacina, com a imunização de mais de 52% do grupo de risco. Em Petrópolis, 93 mil pessoas fazem parte do público alvo da campanha e a expectativa da Secretaria de Saúde é de que 90% deste público seja imunizado. No ano passado, foram vacinadas 77.923 pessoas, o que representou 82,63% da meta de imunização.

     “A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe. A imunização deve ser feita antes da chegada do inverno. Estamos mantendo a vacina disponível em 37 unidades para facilitar o acesso à população. Para que quando o frio mais rigoroso chegar, toda população que precisa tomar a vacina, esteja protegida”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

    Devem ser vacinados idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos (com apresentação de indicação médica), profissionais da Saúde e professores. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também podem ser imunizadas, mas devem apresentar indicação médica.

    Dentre os subtipos do vírus influenza os mais frequentes em humanos são: A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, que podem ser prevenidos com a vacina e com medidas simples de higiene. Em Petrópolis não ocorreu nenhum caso de H1N1 e nem H3N2 em 2017 e nem este ano

    “A gripe pode ser provocada pelo vírus Influenza, e se agravar entre a população mais vulnerável à doença. A vacinação é a forma mais segura e eficaz para prevenir a gripe e suas complicações e, por isso, é essencial que as pessoas procurem os postos para se vacinar”, destaca o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

    A diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger alerta que a imunidade contra a doença ocorre somente entre 10 a 15 dias após a aplicação da vacina. Ela lembra que a transmissão da gripe ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar e alerta para os cuidados.

    “A transmissão da gripe pode ocorrer pelo contato com pessoas infectadas, por isso, as mudanças de hábitos podem ajudar prevenção, como manter as mãos sempre limpas, utilizar álcool gel; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe", pontua.


    Últimas