• Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/04/2018 12:00

    A Secretaria de Saúde abre nesta terça-feira (24), às 8h, a campanha municipal de vacinação contra a gripe. O objetivo é imunizar cerca de 93 mil pessoas, o que representa 90% da população alvo. Deverão ser vacinados idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, profissionais da Saúde e professores. A Secretaria de Saúde já recebeu 20 mil doses da vacina para iniciar a campanha, que será realizada até o dia 1º de junho. O Dia D de vacinação está marcado para 12 de maio. No ano passado, apesar dos esforços, a cobertura ficou abaixo da meta, com 77.923 pessoas vacinadas, o que representa 82,63% do público.

    Dentre os subtipos do vírus influenza, os que frequentemente infectam os humanos, são A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, que podem ser prevenidos com a vacina e com medidas simples de higiene. Em Petrópolis não houve registros de casos de H1N1 e H3N2 em 2017 e 2018 (até agora), mas de janeiro a abril deste ano foram confirmados dois casos de síndrome respiratória aguda grave. Ambos os pacientes ficaram internados, foram tratados e receberam alta hospitalar.

    “É importante que todos os que são alvo da campanha tomem a vacina, mesmo os que já se vacinaram em outra ocasião, pois a vacina utilizada sofre alterações em sua composição ao longo dos anos. Ela é feita conforme o cenário epidemiológico apresentado anualmente pelas regiões, e inclui o componente necessário para a ocasião. Quanto mais cedo se vacinar, mais cedo estará protegido da gripe”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes.


    Vacina poderá ser encontrada em 37 unidades de saúde

    O município contará com 25 Postos de Saúde, 8 Unidades Básicas, além do Centro de Saúde, Ambulatório Escola, Hospital Alcides Carneiro e Sala da coordenação epidemiológica (ao lado do HMNSE), abertos de segunda a sexta-feira das 8h às 16h para a aplicação da vacina. A superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck, diz que a campanha terá divulgação reforçada junto às comunidades.

    “Estamos fortalecendo o trabalho dos agentes de comunitários de Saúde, das equipes da Atenção Básica, do melhor em casa e dos Programas de Saúde do Idoso, da Criança e da Mulher para que sensibilizem a população a se vacinar antes da chegada do inverno, que é o período onde temos a maior incidência de casos de doenças respiratórias”, diz.

    O departamento de Vigilância em Saúde alerta que a imunidade contra a doença só ocorre de 10 a 15 dias após a aplicação da vacina. A diretora do departamento Elisabeth Wildberger explica que a transmissão da gripe ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

    “A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, utilizar álcool em gel nas mãos, optar pelo lenço descartável para higiene nasal e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir. Também é importante não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe”, orienta.


    Contraindicações

    Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.


    Postos de vacinação:

    *Atendimento de segunda a sexta-feira de 8 às 16h – Com intervalo de 1 hora de almoço

    Centro de Saúde Coletiva – Rua Santos Dumont, s/n

    PSF Caxambu – Estr. José de Almeida Amado, s/n 

    PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

    PSF São Sebastião – Rua São Sebastião, nº 625

    UBS Alto Independência – Rua Ângelo João Brand, s/n

    UBS Quitandinha – Rua General Rondon, nº 400

    Ambulatório Escola –  Rua Hívio Naliato, nº 169

    UBS Itamarati- Rua Bernardo Proença, nº 32

    Hospital Alcides Carneiro – Rua Vigário Corrêa, 1.345

    UBS Morin – Rua Pedro Ivo, nº 81 – Morin

    PSF Vila Felipe – R. Ermínio Schimidt , s/n

    PSF Alto Siméria – Rua Manuel Francisco de Paula, s/n

    PSF Dr. Thouzet – Rua Dr. Thouzet, nº 609, Quitandinha

     PSF Santíssima Trindade – Rua Lopes de Castro, nº 101

    PSF Pedras Brancas – Rua Pedras Brancas nº 1.190

    PSF Jardim Salvador – Rua Juiz Castro e Silva, nº 33

    PSF Carangola – Estrada do Carangola, nº 860

    PSF Águas Lindas – Estrada do Palmital, nº 768

    PSF Vila Rica – Rua A, ao lado da quadra 28

    PSF Comunidade 1º de Maio – Rua Nourival Braga da Silva, s/n

    PSF Vale das Videiras – Estrada Almirante Paulo Martins Meira, nº 8.201

    PSF Bairro Castrioto – Rua Santa Rita de Cássia, nº 114

    PSF 24 de maio – Rua 24 de Maio, 197

    PSF Castelo São Manoel – Rua Capitão João Amancio de Souza Coutinho, nº 436

    UBS Itaipava – Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, s/n

    UBS Pedro do Rio – Estrada União e Indústria, s/n

    PSF Posse – Estrada União de Indústria, nº 33.530 

     



     


    Últimas