• Campanha de castração termina nessa sexta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/09/2016 15:05

    Termina nesta sexta-feira (30) a campanha de castração gratuita de cães e gatos promovida pela Prefeitura através da Coordenadoria do Bem Estar Animal. O número de animais cadastrados nessa etapa da campanha chegou a 1.800. A castração está ocorrendo no CIEP do bairro Cascatinha.

    Nos dez dias de campanha, 80 gatos e 100 cachorros foram castrados a cada dia. “O número de animais que passaram pelo processo tem um limite porque todo o material necessário para a castração tem que ser esterilizado no final do dia. Por isso fizemos uma inscrição prévia. Mas, a intenção é de que o número de animais atendidos seja maior nas próximas etapas da campanha”, disse Rosana Portugal, coordenadora do Bem Estar Animal.

    De acordo com o veterinário Felipe Silveira, a castração é importante porque além de evitar futuras crias, previne doenças. “O processo evita a proliferação de animais na rua com as crias desordenadas. Evita também que os animais fujam para as ruas e evita os tumores de mama, chamados de neoplasia mamária, também”, disse.

    Durante a castração, o animal recebe um chip de identificação. “Os animais são microchipados o que define a guarda responsável, ou seja, caso o animal seja abandonado, nós conseguimos achar o dono através das informações no chip. Essa etapa foi um sucesso e todos os animais cadastrados puderam ser atendidos”, contou Rosana.

    Marco Antonio Vieira levou  cadela Mel, de três anos para ser castrada. “Não desejo que ela tenha filhotes e sei que o processo evita doenças, por isso, não pensei duas vezes e logo a inscrevi para a castração”, contou.

    A castração ocorre em um "castramóvel", um ônibus adaptado. O objetivo é o de justamente atender em diferentes localidades de Petrópolis. Este ano, o atendimento foi feito no Liceu Carlos Chagas e no CIEP do Cascatinha. O serviço de castramóvel foi iniciado em Petrópolis em novembro de 2014, nos bairros Alto Independência e Quitandinha. Em 2015, o serviço foi levado para o Alto da Serra e Vila Rica (Pedro do Rio) e este ano ocorre na Barão do Rio Branco e no Cascatinha. 


    Últimas