• Câmara vai votar projeto que prevê a extinção do serviço de charretes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/12/2017 10:51

    A indicação da vereadora Gilda Beatriz (PMDB) pedindo ao prefeito Bernardo Rossi o envio para a Câmara de projeto substituindo as charretes por outro tipo de serviço, será votado esta semana. O vereador Marcio Arruda (PMDB) pediu vistas da matéria por cinco dias. O vereador tomou esta medida, devido a discussão da matéria, para evitar que o debate se prolongasse por mais tempo prejudicando a votação de um outro projeto que atendia aos vigilantes. 

    Marcio Arruda deixou claro que seu objetivo foi apenas adiar a discussão, mas, posicionou-se contra, afirmando que vai votar contra a indicação, pois é a favor da manutenção das charretes. Ao contrário de seu colega, o vereador Wanderlei Taboada (PTB), mais vez usou a tribuna da Câmara e fez duras críticas contra a postura da vereadora, que vem lutando para pôr fim as charretes. 

    Wanderlei Taboada tem se posicionado a favor das charretes, frisando que elas fazem parte da tradição da cidade e que muitos turistas vêm a Petrópolis com o objetivo de fazer este passeio. Ele também afirmou que a proposta da vereadora vai deixar muitos chefes de família desempregadas o que será um prejuízo econômico e social para a cidade. “Não posso concordar com a vereadora, que, no ano passado, fez uma reunião de portas fechadas para que os charreteiras assinassem documento apoiando a mudança”, comentou o vereador. 

    Para a vereadora Gilda Beatriz, todo o processo para substituição das charretes por carros elétricos ou outro modelo foi realizado com transparência e participação de vários segmentos da sociedade, “quem é contra e a favor”. A vereadora disse estar indignada pela forma como vem sendo criticada pelo vereador Taboada, e ameaçou levar o assunto à Comissão de Ética da Câmara. 

    Sobre a mudança das charretes, a vereadora espera que ocorra gradativamente, afirmando que não vai gerar desemprego para os charreteiros. “Espero que a substituição aconteça, gradativamente tanto para os trabalhadores, como também para que os cavalos saiam dessa atividade de forma a preservar sua segurança e bons cuidados”. Ainda de acordo com a vereadora, “a substituição das charretes foi um compromisso de campanha do prefeito, já no segundo turno, quando organizei e convidei protetores para uma reunião, onde ele mesmo assinou um termo de compromisso, com várias diretrizes para a proteção animal”. 



    Últimas