• Cai número de domésticas com carteira assinada e cresce demanda por diaristas

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  • 01/08/2016 08:55

    A crise econômica que o país enfrenta aliado a sanção da PEC das domésticas no ano passado, fez cair em 50% a procura pelas profissionais com carteira assinada no município. Esta foi a informação revelada pela primeira secretária do Sindicato das Empregadas Domésticas de Petrópolis, Silvia Raquel dos Santos. Ela disse ainda que, desde 2015, os patrões vem dispensando as funcionárias fixas e as contratam para trabalhar apenas duas vezes por semana, o que não caracteriza vínculo empregatício. O piso das profissionais é de R$ 1.052,34, por 44 horas semanais. 

    Mas, se por um lado foi significativa a queda por empregadas com carteira assinada. Por outro, a necessidade pelo serviço não deixou de existir. E foi pensando nisso que o empresário Artur Lima, que trabalhava como gerente corporativo, resolveu trazer, em outubro do ano passado, para a cidade a franquia da Mary Help, uma empresa que oferece serviços e está situada no Edifício Vitrine. Segundo ele, a ideia surgiu com uma necessidade dentro de casa, quando a mulher dele precisou de uma diarista. O empresário acrescentou ainda que a criação da PEC das domésticas é muito importante, mas aconteceu em um momento difícil que o país enfrenta, de redução de custos. 

    A empresa faz um cadastro das profissionais, com um processo seletivo rigoroso, que inclui a avaliação das referências e experiência das diaristas. “Temos uma preocupação muito grande porque vamos colocar uma pessoa dentro da residência do cliente”, disse. Mas ele falou que a receptividade tem sido boa e a empresa está crescendo, em média, 10% por mês. “Foi uma oportunidade que encontramos na crise. Atendemos assim, a demanda para quem precisa e conseguimos gerar renda para essas mulheres, fazendo uma recolocação delas no mercado”, afirmou. Destacou ainda, que a maior parte delas, são microempreendedoras individuais.

    A Mary Help também faz um acompanhamento das profissionais, desde o momento que elas chegam na residência do cliente. No fim, há ainda um pós-venda, onde a franquia recebe notas de zero a 10 sobre o serviço. “Estamos com a média de 9.4, o que demonstra a satisfação do cliente”, declarou. 

    Por fim, ele observa que o mercado de trabalho reduziu os empregos para as domésticas na formalidade, mas a procura pelos serviços continua em alta. 

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