• Bombeiros removem palmeira que estava tombada no jardim do Museu

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/07/2016 10:25

    Na tarde de ontem (21), uma palmeira de cerca de 25 metros do jardim do Museu Imperial, que havia tombado na semana passada, foi retirada pelo Corpo de Bombeiros. Após um laudo da Secretaria do Meio Ambiente, que constatou a fragilidade das raízes devido ao ataque de formigas, ficou decidido que não valeria a pena o replantio da árvore. A operação foi demorada por questões de segurança, mas ocorreu tranquilamente.

    A árvore, que tombou há cerca de 10 dias, não chegou a ferir ninguém nem atingir nenhum carro, pois caiu para dentro das dependências do Museu, em cima de outras árvores de copas densas. Como ela ficou apoiada nas árvores, a operação de retirada, que começou às 9h30, constituiu-se em cortar partes da palmeira e podar galhos das outras árvores. Um agente de trânsito da Companhia de Trânsito e Transportes de Petrópolis (CPTrans) esteve presente durante a operação, coordenando o trânsito nas ruas Barão de Teffé e Dr. Joaquim Moreira, já que a primeira ficou funcionando em meia pista por causa do caminhão do Corpo de Bombeiros.

    O coordenador técnico do Museu Imperial, Fernando Barbosa, informou que após o laudo da secretaria do Meio Ambiente eles tinham a opção de replantar ou retirar a árvore, mas que a vistoria da Corporação reforçou a decisão de retirar: “As raízes estavam muito fragilizadas, não valeria a pena replantar. Por isso, estamos retirando, mas vamos plantar outra no lugar, da mesma espécie, inclusive”.

    Por meio de nota, o Museu Imperial informou que a palmeira, com altura de cerca de 20m, pertencia à espécie Roystonea Oleracea, da família Arecaceae.

    O tombamento se deu no dia 5 de julho, ficando a espécie escorada em um cipreste. O museu acionou o Corpo de Bombeiros após laudo da Secretaria de Meio Ambiente, que autorizou o corte com o replantio de outra planta da mesma espécie.

    Ainda de acordo com a nota, verificou-se no ato da supressão o apodrecimento da raiz na base da árvore com presença de fungos. 


    Últimas