• Bombeiros recomendam cuidado nos passeios em rios e cachoeiras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/02/2018 07:00

    No feriado prolongado do Carnaval, muitos petropolitanos devem aproveitar as cachoeiras da cidade para curtir os dias de folga. A paisagem em meio à natureza é uma das principais atrações da cidade e sempre atrai não apenas moradores, mas também turistas. Para evitar que o passeio termine mal é preciso, no entanto, ficar atento aos perigos.

    Em Petrópolis, pelo menos três pessoas morreram nos últimos três anos em acidentes nas cachoeiras da cidade. Em 2014, uma mulher morreu ao cair de um precipício enquanto tentava fazer uma selfie. Já em 2016, um jovem morreu afogado e em 2017, um rapaz de Teresópolis morreu ao escorregar e cair durante um passeio.

    De acordo com o tenente coronel Marcelo Abreu, do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, a maior parte dos acidentes ocorre por descuido dos banhistas. Por isso, fazer uso de bebidas alcoólicas, brincar de empurrar ou saltar nas cachoeiras não é aconselhado. Além disso, é preciso prestar atenção às condições climáticas na área escolhida.

    As chamadas “cabeças d'água”, comumente confundidas com “trombas d’água”, podem pegar as pessoas de surpresa. “Às vezes está chovendo onde estão as nascentes e/ou em locais que ficam mais acima da cachoeira em si. Com isso, as pessoas não imaginam que uma grande quantidade de água pode descer com força total pela cachoeira e causar uma tragédia. A força da água é tamanha que arrasta quem estiver no caminho”, afirmou.

    Por isso, o ideal é que as pessoas pesquisem sobre a cachoeira em questão antes de ir ao local. “Outro fator importante é ficar atento nas trilhas. Lá podem existir animais peçonhentos, desníveis, buracos e até mesmo lodo nas pedras, o que aumenta a probabilidade de as pessoas escorregarem e se machucarem na queda”, salientou. 



    Onde ir: 

    Cachoeira da Macumba

    A Cachoeira da Macumba tem duas quedas de 35 metros de altura, e fica no Parque Nacional Serra dos Órgãos. Também é conhecida como Poço 13, já que fica localizada no km 13 da estrada que liga Petrópolis a Teresópolis, por Itaipava. Devido às oferendas religiosas que com frequência são deixadas no local, acabou ficando conhecida como Cachoeira da Macumba. O acesso é fácil, às margens da BR-495, por uma trilha de 90 metros, percorrida em cerca de cinco minutos.

    Véu da Noiva

    O Veú da Noiva é a cachoeira mais famosa de Petrópolis. Tem 40 metros, um poço e fica na área no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Bonfim.

    Poço Negro

    O Poço Negro é uma queda d'água pequena, mas bem funda em algumas partes. O poço fica localizado no Rocio, que pode ser acessado pela BR-040, na pista sentido Juiz de Fora. 

    Mata Nova 

    Também conhecida como "cachoeira do escorrega", a Mata Nova fica localizada em Secretário, em um trecho de zona rural, a 5 km da famosa Cachoeira da Rocinha. O formato do poço cria um toboágua natural.


    Últimas