• Bombeiros fazem simpósio de prevenção a incêndios

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/06/2018 17:05

    Na tarde dessa terça-feira (5),  foi realizada abertura do II Simpósio de Prevenção aos Incêndios Florestais, promovido pelo 15° Grupamento de Bombeiros Militar de Petrópolis. O evento foi realizado no auditório do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Quitandinha. Durante toda a semana serão realizadas palestras e discussões com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.

    A abertura contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Proteção e Defesa Civil do município, e de cidades de outras regiões do Estado, o Delegado da Polícia Civil, Ney Loureiro, a Defensora Pública, Andrea Carius, o vice-prefeito Albano Batista, representantes do laboratório, entre outras autoridades. 

    Direcionado para gestores públicos, militares, servidores civis e estudantes que atuam na área de ciências agrárias, ambientais e biológicas, o evento tem o objetivo de reduzir o risco de incêndio florestais. Conscientizar e capacitar a sociedade sobre o risco dos incêndios, e motivar a criação de ações de autoproteção nas pessoas e melhorar a eficiência do poder público. 

    O comandante do 15° GBM, tenente-coronel Ramon Camilo, evidenciou a importância da realização de ações preventivas para redução do risco de incêndios florestais. “Em 2016, tivemos a estatística de 258 focos de incêndio. Em 2017, com a implementação do primeiro simpósio, assumimos estratégias junto a Polícia Militar e conseguimos reduzir essa estatística para 116 focos de incêndio. Mas ainda assim, isso significa uma área queimada de praticamente 2 mil hectares, então não conseguimos ainda evitar que isso acontecesse”, disse. Segundo o comandante, o objetivo para este ano é a redução de 50% do número de ocorrências desse tipo. 

    “A Região Serrana possui características diferenciadas, é de difícil acesso e os incêndios ocorrem simultaneamente, isso faz com que as pessoas que trabalham direta e indiretamente, precisem trabalhar integradas para primeiro atender a esses chamados, e fazer a força necessária para que ele seja contido, controlado e extinto. Toda essa demanda causa prejuízos e danos imensuráveis para todos”, destacou o comandante do Comando de Bombeiros de Área II (CBA Serrana), coronel Rafael Simão. O comandante também evidenciou a importância do apoio da população para que as estatísticas sejam reduzidas. Além do trabalho preventivo, é necessário que os responsáveis por incêndios criminosos sejam identificados e punidos.

    O ciclo de palestras vai até sexta feira, dia 08. Amanhã a programação começa às 8h até as 17, terão palestras com temas voltados para a prevenção e preparação, como o que é o incêndio florestal, fatores de risco, área florestal protegida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), trabalhos de contingência e fatores de vulnerabilidade, e a importância de instrumentos de monitoramento das queimadas. 



    Últimas