• Blogueira petropolitana conquista milhares de seguidores no Instagram

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  • 02/10/2016 09:00

    Ela tem 28 anos, é advogada, petropolitana e carrega uma legião de mais de 16 mil seguidores no Instagram. Maria Eduarda Almeida lançou em 2014 o projeto chamado Fina Barganha, que a consagrou com uma das blogueiras mais badaladas do ano. A proposta: “bom gosto é sinônimo de economia”, sempre fez parte da rotina da advogada. A ideia partiu de uma amiga que observou o seu potencial em garimpar roupas e a incentivou a mostrar para o público feminino que é possível se vestir bem, sem muito investimento financeiro. Atualmente, a blogueira é patrocinada por diversas lojas de Petrópolis, como a Empório, Doce Maria e Km/h e também é convidada para eventos, como lançamento de coleção da C&A. 

    O mundo da moda vem passando por uma grande reviravolta com o fortalecimento das redes sociais. E as blogueiras e fashionistas passaram a ocupar um importante papel no cenário atual, porque são as novas inspiradoras do mundo moderno. Escolher um look, fotografar e postar passou a ser um trabalho diário que envolve dedicação e tempo. Esse foi um dos motivos que levou Eduarda a refletir antes de lançar o projeto Fina Barganha, uma vez que ela trabalha oficialmente na área trabalhista do Direito e, atualmente, divide o seu tempo entre o Rio de Janeiro e Petrópolis. Mas, no ano passado, resolveu colocar em prática a ideia, que foi crescendo e a cada dia conquista novos seguidores. 

    A maior parte das peças dos looks criados por Maria Eduarda é da Rua Teresa e também da Feirinha de Itaipava. “Sempre gostei muito de garimpar, de comprar algumas roupas por um preço muito baixo e quando combinava com outras peças, acabava chamando a atenção das pessoas, que me perguntavam onde eu comprei e não acreditavam quando eu dizia o valor”, relatou ela, que tem representado cada vez mais a imagem das roupas vendidas em Petrópolis. “As marcas já me reconhecem como meio de comunicação influente”, disse ela, considerando que o crescimento do perfil foi assustador: “muito mais do que eu podia imaginar”. 


    Garimpar é a palavra de ordem

    Quando começou o projeto optou por não mostrar o rosto e acabava postando apenas foto dos looks. Isso porque o objetivo principal é promover as roupas. Nem a família, nem amigos da Duda sabiam que ela assinava o perfil nas redes sociais. A identidade foi sendo revelada aos poucos, principalmente depois que aderiu ao Snapchat, que a forçou a mostrar quem era a fashionista por trás dos looks. Hoje, ela já é reconhecida nas ruas, principalmente nos shoppings do Rio, e é chamada para tirar fotos, além de ser patrocinada por algumas marcas petropolitanas. 

    “As pessoas me mandam mensagens dizendo que me viram nos lugares, ficam íntimas, como se me conhecessem de verdade e querem saber da minha rotina, o que eu estou fazendo”, contou ela, acrescentando que essa intimidade é um pouco assustadora, mas que nunca deixa de responder uma mensagem – ela recebe, em média, 6 directs (mensagens enviadas pelo Instagram), por dia. Porém, disse que quando é lançamento de coleção de alguma marca, o número chega a 30. Para dar conta de dar atenção a todos os seguidores, precisa andar com uma bateria extra para o celular na bolsa. 

    Sobre o seu estilo, descreveu que é eclético, mas que não veste nada que não gosta. “Quando uma loja me procura dizendo que vai mandar roupas, já digo logo que se eu escolher a chance de usá-las é maior”, afirmou, acrescentando que compra muita coisa e assumindo que é consumista. “Meu armário está cheio de roupas e me recuso a repetir uma mesma combinação. Não acho justo com os meus seguidores”, declarou. Além disso, ela disse, emocionada, que o pai Marcelo Almeida, que também é advogado, é um dos grandes incentivadores do projeto e que é um grande companheiro para as compras. 

    Ela revelou ainda que a parte mais difícil é criar os looks, diariamente, porque envolve muita criatividade. “Mesmo chegando em casa tarde, tento escolher sempre a noite o que vou usar no dia seguinte”, comentou ela, que além do trabalho, também está cursando a Pós-graduação, em Direito do Trabalho, na Universidade Cândido Mendes.

    Para a blogueira, o rumo da moda é o comércio online e ela acredita que as lojas em Petrópolis, devem apostar nessa modalidade. “Quando posto uma roupa, os seguidores perguntam se vende online e ficam felizes quando isso acontece. Tem gente que me segue que é da Paraíba e outros estados, então muitas vezes não pode ir até a loja física”, comentou. 



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