• Basta criatividade para fazer lindas fantasias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/02/2016 12:00

    A maior festa da cultura popular brasileira começa esta semana e as belas fantasias são o desejo daqueles que entram na folia. O carnaval está aí e o Bloco Império da Vila, do distrito de Pedro do Rio, entrará na avenida homenageando a Cidade Maravilhosa. As fantasias foram confeccionadas na Cola Colorida, confecção da estilista Simone Gouvea Silveira e são inspiradas no enredo "Praia, samba e futebol. Rio quem te conhece não esquece jamais". Ao todo, 190 fantasias foram confeccionadas num trabalho que começou em dezembro e terminará esta semana. Entre os tecidos, linhas e muitos apetrechos, ficou resolvido que o ensaio fotográfico seria na própria confecção. 

    Segundo Simone, que há mais de 18 anos trabalha com a moda feminina, os pontos turísticos, os costumes e a noite carioca serão retratados nas 10 alas do bloco. Cada ala terá 16 integrantes e, ao todo, serão 160 fantasias que contarão um pouco da história e da cultura da capital. Mas o trabalho não parou por aí e mais 30 fantasias foram feitas para a bateria. Em menos de dois meses foram produzidas 190 belas fantasias, todas idealizadas pela estilista, com a ajuda da filha. 

    Para confeccionar os trajes – que vão desde a caracterização dos nordestinos que migraram para o Rio em busca de melhores condições de vida até a tradicional escola de samba Estação Primeira de Mangueira, vencedora de diversos carnavais – foram usados tecidos como cetim, lamê, organza, tule e lurex, além de muita pedraria, plumas, paetês e galões."Uma das alas homenageará os tradicionais blocos e as fantasias serão diferentes", diz.

    Há 10 anos a estilista confecciona fantasias para o bloco e contou que nem se lembra quando fez a primeira delas. Simone brincou dizendo que já nasceu fantasiada. "Minha mãe era costureira e com um ano me vestiu de colombina", conta. 

    Quem não quer investir em uma fantasia pode abusar da criatividade, agregar os apetrechos à própria roupa, assim como é feito no abadá, mas sem a necessidade de estragar a peça, claro. Para isso, Simone tem uma dica. "Nas roupas podem ser adaptadas franjas e em cima dela paetês. Elas estão em alta e serão tendência novamente. Já na cabeça, o uso de chapéu, arcos e plumas é sempre válido", afirma.


    Em solidariedade

    Quem tem o sonho de desfilar em grande estilo, pode pagar mais de 5 mil por uma fantasia das tradicionais escolas de samba cariocas. Mas quem deseja pular carnaval e ainda ajudar quem precisa, teve a oportunidade de pagar um preço simbólico para desfilar no Império da Vila. A troca de cada fantasia por 5kg de alimento não perecível aconteceu ontem e, segundo Simone, o bloco não tem fins lucrativos. “Como foram recebidas doações de empresários locais, ficou resolvido que as fantasias seriam trocadas por alimentos revertendo as doações e fazendo a alegria do povo”, fala.

    As doações serão destinadas a uma instituição que ainda não foi escolhida.


    Últimas