• Bairros sofrem com atraso de ônibus nos feriados longos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2016 09:00

    Moradores de diferentes bairros sofrem com os horários do transporte público em Petrópolis – seja pelo não cumprimento das escalas, por alterações não comunicadas ou por atraso nos horários dos ônibus.

    A desenhista Denise Murta, moradora do Alto da Bela Vista, ficou cerca de 40 minutos esperando no ponto na última sexta-feira (27) pós feriado. Ela já havia concluído que o ônibus para o Itamarati devia ter quebrado, quando o veículo chegou. Qual não foi a surpresa ao perguntar ao motorista o motivo da demora e ele afirmar que naquela sexta os ônibus estavam operando em “horário de sábado”. “A gente trabalha normalmente na sexta, por que os ônibus não funcionam em horário normal?”, questionou. Chegando no Terminal Itamarati, onde faria uma integração, pegando a linha para o Alto da Serra, constatou que este também estava operando em horário de sábado. Ela chegou atrasada no trabalho. “O meu patrão não vai querer saber que o meu ônibus está fazendo horário de feriado”, comentou, “Acho que não há problema em alterar os horários, desde que eles avisem à população”.

    Já Sérgio Marques, morador de Nogueira, reclama que o ônibus da linha executiva do Águas Lindas/Centro não passa com frequência regular no horário de 5h50. Segundo ele, há dias que passa, há dias que não; na semana passada não passou nenhum dia. Quando isso acontece, ele, que trabalha no Valparaíso, acaba tendo que pegar a linha normal do Águas Lindas, que vem lotado, e chega 40 minutos atrasado no trabalho. “Muitas pessoas de onde eu moro têm parado de usar o transporte público para usar o carro próprio. Por isso que está esse caos na cidade”, comentou Sérgio.

    O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) informou que os horários de ônibus são estipulados pela CPTrans. O sindicato afirma que as alterações nos horários costumam ser avisadas por meio dos motoristas. Ele afirma ainda que é muito comum que em dias de ponto facultativo, como foi a sexta-feira (27), os ônibus operem em horário de sábado, cabendo às pessoas procurarem se informar.

    De acordo com o Setranspetro, normalmente a CPTrans define os horários na véspera do ponto facultativo. Informações podem ser adquiridas ligando para o número 156 da CPTrans ou por meio do Canal Fale Ônibus (0800 886 1000).

    Quanto ao problema com a linha executiva do Águas Lindas/Centro, o Setranspetro informou que realmente houve uma irregularidade no horário de 5h50, que a empresa identificou e corrigiu o problema, e que os usuários já podem utilizá-la normalmente.




    Últimas