• Aulão de zumba apoia campanha Lenços da Alegria

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/10/2016 07:00

    O mês de outubro chegou colorindo de rosa o calendário internacional de ações de combate ao câncer de mama. Em Petrópolis, na próxima quarta-feira, dia 12 e outubro, às 9h, será realizado um ‘Aulão de Zumba’ na Quadra da Escola São Judas Tadeu, na Mosela. O que pode parecer apenas uma atividade esportiva ou de lazer tem um objetivo muito maior: conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame de mama e contribuir com uma iniciativa local em benefício de pacientes oncológicos. Quem quiser participar da aula de dança e solidariedade que será realizada pelas professoras de zumba zin Beta Leite e zin Fernanda Vieira, deve levar um lenço. Todas doações serão encaminhadas ao blog ‘Viver Eu Quero’.

     A professora de Zumba-Dance, (zin) Luana Andrade, sensibilizada com a campanha ‘Lenços da Alegria’, criada pela blogueira petropolitana Dayanne Sant'Anna, com o intuito de distribuir lenços para pessoas em tratamento quimioterápico, reuniu diversas pessoas e elaborou este dia de atividade que promete levar um clima de otimismo ao bairro.

    “A Luana está superempenhada no evento e conseguiu até brinquedos para entretenimento das crianças, já que também é o dia delas. Assim as mamães podem fazer aula de zumba enquanto as crianças ficam brincando. Para participar, basta levar um lenço, que será doado para a Campanha Lenços da Alegria”, disse Dayane Sant'Anna Benevides, de 32 anos, criadora da campanha Lenços da Alegria.

    Diagnosticada com câncer de mama há nove meses e ainda em tratamento, Dayane Sant'Anna Benevides se surpreendeu com a própria mudança na forma de olhar a vida. Após o susto inicial dos exames que foram realizados na época de Natal e da notícia que veio logo no início do ano, 2016 se mostrou totalmente diferente não apenas pela rotina de cuidados, mas também pelas diversas atividades que Dayane desenvolveu para fazer do próprio processo uma forma de ajudar outras pessoas. Com o incentivo de parentes e amigos que ficaram surpresos com a disposição e alegria da então paciente, foi criado o Blog ‘Viver Eu Quero’, que acabou gerando uma página no Facebook (hoje com mais de 4 mil curtidas), além de um perfil no Twitter e no Instagram e um Canal no Youtube, onde são exibidos diversos vídeos com dicas voltadas para o bem-estar durante o tratamento e para o dia a dia de quem convive com a doença.

    Em agosto deste ano, estimulada com a repercussão positiva dos próprios posts e tutoriais de amarrações de lenços, a petropolitana divulgou a campanha ‘Lenços da Alegria’. A proposta era criar um pequeno movimento de doação de lenços, para disseminar o fluxo de afetividade e contribuir com a manutenção da autoestima de pacientes que perderam os cabelos durante o tratamento contra o câncer. Mas a iniciativa surpreendeu a própria idealizadora e conta, agora, com pontos de arrecadação em Petrópolis e na localidade de Rio Bonito. Em homenagem ao movimento internacional ‘Outubro Rosa’, os lenços serão enviados pelos Correios às pacientes cadastradas no blog no décimo mês do ano.

    Campanha já arrecadou 800 lenços

    Segundo Dayane, 800 lenços já foram arrecadados. “Temos mais de 400 pedidos de lenços da alegria pelo blog e os demais lenços serão entregues pessoalmente a algumas instituições voltadas para o cuidado com pacientes oncológicos. Surgiu um movimento muito bonito através de uma priminha do meu filho, de apenas dez anos, chamada Carolina Benevides. Ela já sabia que eu estava com câncer de mama e ao saber da campanha Lenços da Alegria ficou muito sensibilizada e resolveu por conta própria escrever um cartaz com lápis de cor, pedindo a ajuda dos colegas de escola para arrecadar lenços e cartinhas para a campanha. Quando soube, até chorei. Fiz um vídeo para as crianças, elas compartilharam entre si pelo WhatsApp e Facebook e a corrente do bem cresceu. Diversas crianças do colégio de Carol começaram a escrever cartinhas para pacientes e os pais se envolveram doando lenços. Parece que já tem uma caixa cheia de lenços no colégio. Este final de semana vou buscá-los com meu marido”, contou Dayane.

    A campanha também está sendo feita na escola Favo de Mel. “Aparentemente, algumas outras escolas daqui também estão entrando nesta corrente do bem. Comentei esta história com minha tia Débora Freire, que é professora de artes cênicas no Rio, em Copacabana. Seus alunos, a maioria adolescentes, ficaram sabendo da atitude de Carol e também decidiram escrever cartas. Achei esse movimento lindo! Fiquei extremamente tocada com este gesto das crianças e acho que os pacientes que receberem essas mensagens ficarão bastante emocionados. Estamos nos programando para fazer as postagens dos lenços no dia 17 de outubro e também já preparamos quase 200 lenços e mensagens de carinho que em breve pretendemos entregar na APPO”, disse Dayane.

    Além da oportunidade no Aulão de Zumba do dia 12/10, quem desejar contribuir com a campanha pode comparecer a um dos locais de apoio, doando ao menos um lenço (no formato quadrado: medindo aproximadamente 1m x 1m, ou retangular: no estilo echarpe). A blogueira sugere ainda que, aqueles que desejarem, podem enviar também uma mensagem de incentivo, para ser encaminhada ao destinatário junto com a doação. Em Petrópolis, os postos de arrecadação são: Salão Célia e Igor Cabeleireiros (Rua do Imperador, 264, Shopping Santo Antônio, sobreloja 7, Centro), Centro de Podologia Célia e Igor (Rua do Imperador, 264, Shopping Santo Antônio, sobreloja 15, Centro), Top Model´s (Rua Teresa, 532, A, Alto da Serra) e Salão Unissex – Provisión Rua Hercides José Estrela, 66, Loteamento Samambaia). 


    Últimas