• Ambulatório escola: vacina, só com senha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/04/2017 09:25

    Moradores de Cascatinha estão enfrentando uma peregrinação para tomar a vacina contra a febre amarela. Segundo eles, no Ambulatório Escola, uma das unidades do bairro onde a dose é aplicada, são fornecidas apenas 50 senhas por dia. As filas na porta do posto começam ainda de madrugada e muita gente não está conseguindo se imunizar.

    “Eu moro do lado do Ambulatório. Saio de casa às 7h e já tem uma fila enorme. Estamos tendo que disputar uma senha”, disse Rosimere de Oliveira Machado. A moradora ainda não tomou a vacina e disse que todos os dias a fila tem início às 5h. “As pessoas estão passando a madrugada esperando o posto abrir. O ideal é que não tenham senhas, mas se tiverem que dar senhas, que sejam mais de 50, senão não vamos conseguir tomar”, protestou.

    Ontem chegaram ao município mais 10 mil doses da vacina contra a febre amarela. Desde o início da campanha de vacinação contra a doença, Petrópolis já recebeu do governo do Estado, 95 mil doses. De janeiro até agora, 104 mil pessoas já se imunizaram. A previsão é que até o fim do ano, toda a população já tenha se vacinado.

    A secretaria de Saúde ressalta que não é preciso haver corrida aos postos de saúde, uma vez que a vacinação acontecerá até o fim do ano.  “Nossa vacinação está cumprindo o cronograma estimado e já identificamos que em algumas localidades a procura já diminuiu. As pessoas já entenderam que não é preciso correr para os postos de saúde, pois a vacina é preventiva. Com a nova remessa, conseguiremos direcionar as doses para as unidades com cobertura em toda a cidade, mas ainda estamos reforçando os estoques em postos em áreas rurais que são nosso foco principal de imunização”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

    A vacinação continua sendo aplicada nos 37 postos de saúde da família e nas oito unidades básicas de saúde, Centro de Saúde da Rua Santos Dumont, setor de Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp), ambulatório do Hospital Alcides Carneiro e o ambulatório escola da Fase, em Cascatinha, totalizando 50 pontos de vacinação. Eles recebem, em média, 200 a 400 doses, cada uma, porém em algumas o estoque é reposto durante o dia. Todas as unidades estão com funcionamento apenas durante a semana a partir das 8h.

    A vacina contra a febre amarela tem validade de 10 anos e é contraindicada em alguns casos: crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

    Últimas