Alteração do itinerário das linhas 600 e 700 será integral

Quinta Feira, 14 de Dezembro de 2017


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Divulgação

Alterações de itinerário das linhas 600 e 700, que acontecem atualmente em horários de pico, passarão a ser permanentes a partir de segunda-feira (18.12). A mudança acontece em virtude do ganho de tempo médio de 6 minutos de viagem no trecho em direção aos distritos. Com a alteração, os coletivos com destino ao Terminal Corrêas, seguirão pela Alberto Torres e Avenida Ipiranga, já os veículos que fazem a linha Terminal Itaipava utilização a Rua do Imperador e Imperatriz.

“Estamos realizando os testes e analisando com muito cuidado os resultados porque sabemos que toda mudança altera a vida de centenas de pessoas. Conseguir 6 minutos no tempo das viagens é, sem dúvida, muito importante e impacta muito significativo e impacta diretamente em todo o sistema de transporte público”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Dados dos GPS dos ônibus apontam que a mudança de itinerário da linha 700 (Terminal Itaipava), passando pela Rua da Imperatriz a partir das 16h, resultou em uma economia média de 6 minutos no trajeto até o distrito de Itaipava em horário de pico, em comparação ao percurso anterior em que a linha passava pela Alberto Torres. Na prática, significa dizer que o tempo médio dos ônibus nesse trajeto era de 14m30s e com a mudança passou a 8m18s, uma redução de 43%, em 123 viagens.

 Já os veículos da linha 600 (Terminal Corrêas) teve uma redução de tempo de 8,4%, ou seja, de cerca de 1m13s por viagem comparando com o tempo utilizado pela linha 700 quando utilizava esse itinerário. O tempo cresceu, no entanto, se comparado ao que era levado quando a linha fazia percurso pela Rua da Imperatriz. É importante esclarecer, no entanto, que enquanto a linha 600 transporta, em média, 2.800 pessoas ao dia, a 700 transporta cerca de 12 mil.

 Com uma frota de mais de 150 mil veículos – cerca de 1,5 para cada 3 habitantes -  a modificação proposta pela CPTrans foi analisada e apontada pelos engenheiros da companhia como uma das medidas para diminuir o impacto no trânsito para quem quer seguir em direção à Barão do Rio Branco. Na Rua Ipiranga, por exemplo, um dos principais pontos de retenção, passam diariamente 163 veículos da linha 700 ao longo de seu 1 quilômetro. Com a mudança, esse número diminui para a 126.

“Esse ganho não é trivial e representa uma melhora para quem efetivamente utiliza essas linhas significativa. Vamos continuar buscando alternativas que facilitem a vida do usuário de transporte público. Uma delas é o aplicativo Vá de Ônibus, que está em fase beta, mas que trará mudanças significativas no dia-a-dia da população. Estamos atuando com poucos recursos, mas com muita determinação para mudar o trânsito da cidade”, destaca o diretor técnico e operacional da companhia, Luciano Moreira.

Como ficam as linhas

Atualmente, a linha 700 sai da Rodoviária passando pela Rua Alberto Torres, contar na Praça Tabelião Moret com destino a Avenida Ipiranga e segue pela 13 de Maio. A partir de segunda o itinerário será, em todos os horários da linha, pela Rua do Imperador, Raul de Leoni, Rua da Imperatriz até a Rua Ipiranga e 13 de Maio, onde seguirá normalmente. Não haverá mudanças na viagem dos ônibus seguindo de Itaipava.

A linha 600 que passa pela Rua do Imperador até a Rua da Imperatriz, segue pela Raul de Leoni até a Avenida Ipiranga, de onde segue pela 13 de Maio até o Terminal Corrêas, com a alteração, seguirá pela Rua Marechal Floriano Peixoto, Alberto Torres, Praça Tabelião Moret até a Avenida Ipiranga e 13 de Maio, de onde segue para o Terminal Corrêas.

Leia também Polícia prende homem acusado de assassinato no Castelo São Manoel

A Polícia Militar prendeu na tarde dessa terça-feira (24), o autor da morte de Josué Carlos da Costa, 45 anos, no Castelo S&atild...

Leia também Festa para São Jorge no Independência

A comunidade católica do bairro Independência está se preparando para celebrar a festa de seu padroeiro, São Jorge, que aco...

Leia também Júlio Talon é o novo presidente da Firjan em Petrópolis

O diretor-presidente da Celma, Júlio César Talon, é o novo presidente da Representação Regional da Firjan/Cirj na R...

Leia também Instituto Embelleze encerra cursos sem dar explicações aos alunos

A unidade do Instituto Embelleze que funciona na Rua do Imperador, no Shopping Copacabana, no Centro, anunciou nesta semana que está fechando a...

Leia também Pichações em placas e monumentos causam prejuízo à cidade

Tem sido cada vez mais comum ver pichações em postes e muros da cidade. Além de ser feio esteticamente, esse tipo de vandalismo a...

Leia também Operação da PM contra o tráfico de drogas resulta em três prisões no Boa Vista

Três homens foram presos na manhã de sábado (21), no Boa Vista, por tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos 45 c&aacu...