• Alfredo Pachá será fechada a partir de domingo para montagem da Bauernfest

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/06/2018 07:00

    A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes anunciou nesta sexta-feira (15) o fechamento da Rua Alfredo Pachá a partir deste domingo (17), para montagem da Bauernfest. Para minimizar o impacto da festa no trânsito, a Rua Padre Siqueira terá a mão invertida também já a partir de domingo. As ruas (sem saída) Walter Bretz, acessada pela Piabanha, e a Domingos de Souza Bastos, acessada pela 13 de Maio, também serão fechadas, evitando transtornos aos moradores. A Bauernfest será realizada de 22 de junho a 1º de julho. 

    A inversão da mão da Rua Padre Siqueira já foi testada no ano passado e gerou resultados positivos, facilitando a chegada e saída da festa e melhorando o fluxo de veículos, geralmente bastante complicado no período, em toda a cidade. Essa alteração muda o trajeto principalmente de quem segue dos distritos e tem como destino a área do Bingen, por exemplo. 

    A partir do 22, quando começa a festa, haverá oputras mudanças: um trecho de 200 metros da Montecaseros, entre o Colégio Santa Catarina e o Gehren, vai operar em mão única – os veículos só poderão seguir no sentido bairro. Também na Montecaseros, a CPTrans vai proibir a conversão à esquerda para quem sai da Fabrício de Mattos com a intenção de melhorar a fluidez de veículos na área. Segundo a CPTrans,  todas as alterações viárias já foram passadas ao aplicativo de celular Waze, que poderá ser um grande aliado dos motoristas petropolitanos ou turistas para os dias da festa. O app está disponível em todas as plataformas na loja on-line de cada sistema operacional.

    “O planejamento da Bauern inclui uma série de alterações, mas existem vários fatores que podem, no dia a dia, fazer com que nossas equipes façam mudanças inesperadas. É uma parte operacional que só pode ser mensurada no dia a dia da festa, como uma possível interdição de via em alguns momentos, por exemplo. Nossas equipes se preparam realizando, inclusive, um simulado envolvendo forças de segurança e socorro em horário de pico, mapeando as rotas e o tempo estimado para chegar até uma unidade de saúde”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.




    Vias alternativas são opção

    Com o número elevado de gente na cidade nos dias festa, a CPTrans também está orientando quem não tem a Festa do Colono Alemão como destino, a utilização de rotas alternativas, diminuindo o impacto sobre as ruas do Centro Histórico, aumentando a fluidez para quem não tiver a festa como objetivo e melhorando a mobilidade no trânsito.

    Uma dessas alternativas se dá no trecho entre Itaipava e o Bingen, que além da BR-040, tem a opção de passagem subindo o Quarteirão Brasileiro, saindo na Mosela. A opção se dá também para quem precisa fazer o caminho contrário. Alternativa entre o Bingen e o Quitandinha, evitando o Centro, é a passagem pelo Vila Militar, chegando no Valparaíso. Outra opção de passagem para o Valparaíso é a utilização da Comunidade Oswaldo Cruz – que dá acesso ao Cemitério Municipal. Entre o Itamarati e o Quitandinha, a rota alternativa é o Alto da Serra, pela Rua Santos Dumont.


    Frota de ônibus será reforçada para acesso à festa

    A CPTrans já solicitou às empresas de ônibus que atuam em áreas próximas à festa o reforço na operação. Serão, pelo menos, 15% de veículos a mais que estarão identificados com “via Bauernfest” e que passarão nas proximidades do burgo alemão, no Palácio de Cristal. A companhia também vai monitorar a demanda e pedir, caso necessário, reforço na operação, aumentando a quantidade de veículos com destino à festa para a Expresso e Turb. Os veículos sairão, principalmente, do Terminal Rodoviário Leonel Brizola, no Bingen.

    Haverá reforço, ainda, nos horários da madrugada. Os “corujões” irão aumentar a oferta de veículos nos dias de festa, principalmente aos fins de semana. A intenção é atender, principalmente, o petropolitano que trabalha na festa, facilitando sua chegada em casa após o serviço. A companhia também orienta que o público faça o download do aplicativo Vá de Ônibus, disponível para Android e iOS. Pela plataforma é possível saber o ponto de ônibus mais próximo e onde está a linha que o usuário precisa. O serviço gratuito também pode ser consultado pelo www.vadeonibus.com.br.

     


    Últimas