• A palavra profética

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/11/2016 08:00

    Ezequiel é o profeta que fala ao povo de Deus quando Jerusalém havia caído nas mãos de inimigos. A Babilônia havia invadido, Israel, tomado o poder. Neste contexto, Ezequiel é chamado a falar. 

    No entanto, ao chamar Ezequiel, o próprio Deus o alerta sobre o fato de que suas palavras poderiam cair no vazio: “Eles ouvem o que você diz, porém não fazem nada daquilo que você manda.” (Ezequiel 33.32b). “Eles não querem pôr em prática o que você diz.” ‘Ele fala bonito’ – ele dizem, mas o que querem é ganhar dinheiro.” (Ezequiel 33.31b). 

    Os israelitas queriam ouvir palavras de libertação, de ânimo, pois estavam ocupados por uma potência estrangeira opressora. Não queriam ouvir palavras que trouxesse uma mudança de atitude, palavras de um novo começo, consequência de uma atitude de compromisso com Deus. “Querem ganhar dinheiro”.

    Quando lemos e ouvimos estas palavras de Ezequiel, nossa mente automaticamente se transporta a nossa situação do Brasil de nossos dias. Exatamente assim é conosco! As pessoas querem ouvir o pastor que ‘fala bonito’. E se o pastor ainda mostra um jeito de ‘ganhar dinheiro’, melhor ainda! Com certeza, estará com o templo cheio de ‘fiéis’ – mas não de pessoas fiéis a Deus, pessoas ‘fiéis’ ao dinheiro! 

    A Palavra de Deus vem a nós e questiona nosso modo de ser e agir. É o que diz Paulo no Novo Testamento, em Romanos 12.2: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês.” Deus convoca à completa mudança de mente. A partir desta mudança de mente, mudaremos também nossa atitude. 

    A Palavra de Deus não é apenas uma ‘palavra bonita’. Quem quer ouvir ‘palavras bonitas’ deveria ouvir um poeta. A Palavra de Deus tem um objetivo diferente: ela é “lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.” (Salmo 119.105). Ela é “útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2 Timóteo 3.16) E Jesus diz: “Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.” (Lucas 11.28)

    A única forma de sermos cristãos de fato e de colocarmos sinais do Reino é sermos honestos em nossa fé em Jesus Cristo, tornando-nos praticantes da sua Palavra e não somente querer ouvir ‘palavras bonitas’ (Tiago 1.22). Somente quem ouve a Palavra de Deus e a pratica é cristão de fato. Quem não a pratica, engana a si mesmo! Não faz jus ao nome de cristão! 

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas