• A Educação em debate

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/10/2017 09:40

    Neste mês, a Academia Petropolitana de Educação completou 40 anos de fundação. Como parte das comemorações, realizará, na manhã do dia 11 de novembro, um fórum em que a alfabetização estará no eixo central dos debates. Esse tema foi escolhido, por se tratar de um processo contínuo, que ocorre em todas as etapas da vida. E torna-se mais fértil, quando se tem a inquietude e a espontaneidade das crianças. É preciso aprender com elas. 

    Guimarães Rosa, no livro “Grande Sertão: Veredas”, já dissera: “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”. É triste encontrar alguém que se sente senhor do conhecimento, por achar que não tem mais nada a aprender. Isso geralmente se constata na arrogância, porque a humildade não perde a oportunidade de aprender. 

    Hoje em qualquer área profissional são indispensáveis os estudos de aperfeiçoamento e atualização. As mudanças tanto no campo tecnológico como social exigem constante aprimoramento. E uma das formas de mantê-lo consiste na criação de fórum de discussões nas quais são colocadas as experiências vividas.

    O que se pretende com a realização desse I Fórum, é estabelecer um diálogo com os atores envolvidos nos diversos processos da educação formal e informal, promovendo uma reflexão sobre as experiências de sucesso, contribuindo assim, para a melhoria da Educação, função primordial do mencionado sodalício que conta com o apoio, nesse evento, da Casa da Educação Visconde de Mauá, APPEM, Diretoria Regional Serrana I – SEEDUC, Secretaria Municipal de Educação.

    Os trabalhos apresentados farão relatos, depoimentos e comunicados de pesquisas, sobre as experiências que alcançaram resultados positivos no processo educativo, seja ele formal em Colégios e Escolas ou mesmo em entidades comunitárias ou em qualquer empreendimento educacional nas áreas de saúde, artes em que o processo de aprendizagem esteja presente.

    Em 7 de outubro de 1977, o professor José Leonisse Peçanha De Cusatis (1935-1997) lançou a pedra fundamental deste sodalício que se dedica à Educação com afinco, tendo como lema “In Apostulatus Culmine”.

    A Academia Petropolitana de Educação é formada por 40 educadores, que unem forças em torno de um objetivo que coloca o ser humano em evidência, pois o educar consiste também em propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências, além de despertar talentos, virtudes por meio de princípios éticos na plenitude da liberdade e do amor ao próximo, respeitando individualidades e diferenças que se somam na construção de um mundo digno. Por isso, este fórum não atende somente a uma diretriz estatutária, mas também expressa o anseio de professores que colocam a Educação como uma razão do viver.

    O outro objetivo deste encontro de educadores está em evidenciar a memória do fundador desta Academia, em face dos 20 anos do falecimento dele. Esta homenagem póstuma registra que a luta em prol da Educação continua latente, é vida.

    E aqui agradecemos a todos os educadores que exercem o seu trabalho por acreditar que é possível consolidar as mudanças de um sistema, quando se permite o desenvolvimento das potencialidades do ser não só no campo cognitivo, mas também no exercício da cidadania com a consciência da responsabilidade social. 

    A Academia Petropolitana de Educação tem as portas abertas para o notório saber e a notória prática, porque o processo educacional é contínuo e transformador. 

    As inscrições para participar desse fórum podem ser feitas pelo site: www.acad-petropolitanaeducacao.org 


    Últimas