• 1950: características da moda que marcaram os Anos Dourados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/02/2016 14:00



    A página de Mulher desta semana faz um convite aos leitores para uma volta no tempo. Mais especificamente 66 anos atrás. A década, que foi marcada pelo período de transição de guerras, que aconteceram na primeira metade do século 20. Os anos de 1950 também foram considerados como a “idade de ouro” do cinema e foi a primeira vez em que a Seleção Brasileira de Futebol faturou o primeiro título mundial (1958). Mais do que isso, naquela década, que também foi conhecida como Anos Dourados, a moda esbanjava glamour. Época em que as mulheres desfilavam com suas echarpes e cordões de pérola. 

    Foi esse clima de sofisticação que encantou as jornalistas da Tribuna de Petrópolis Aline Rickly e Leticia Knibel a embarcarem em uma produção para o Trabalho de Conclusão do Curso de Extensão de Jornalismo de Moda, da Faculdade Integradas Hélio Alonso (Facha), no ano passado. Junto com a estilista Maria Cecília Gurgel, criaram uma história e produziram cenas de uma década inspiradora. Os cliques foram do fotógrafo do jornal, Marco Oddone, mas para chegar ao resultado desejado, contaram ainda com a parceria do Sesc Quitandinha, que administra atualmente o Palácio e o maquiador e cabeleireiro do Werner Coiffeur Petrópolis, Dimas Cassimiro. O trabalho foi coordenado pela professora e também jornalista Elza Calazans. 

    Primeiro a escolha do tema, depois o cenário. O grupo optou por um dos mais exuberantes da Cidade Imperial: o Palácio Quitandinha, idealizado pelo mineiro Joaquim Rolla e inaugurado em 1944. Apesar de ter o auge como cassino na década anterior, funcionou como hotel até 1960 e foi por ali que passaram celebridades como Carmem Miranda e a líder da política Argentina Evita Péron. Para destacar ainda mais o clima de sofisticação, todas as fotos foram feitas em preto e branco. 

    A inspiração? Audrey Hepburn, a Bonequinha de Luxo, do filme dirigido por Blake Edwards, que apesar de ter sido lançado em 1961, mostra detalhes da moda que marcou presença na década de 1950, onde a própria atriz foi um ícone fashion. Além dela, também influenciaram a moda naquele período as atrizes Marilyn Monroe e Brigite Bardot. 

    Naquela época, começou a se buscar cada vez mais o feminismo e a sensibilidade das mulheres. Nesse contexto, despontou a partir de 1947 o “New Look”, do estilista Christian Dior, com roupas que marcavam a cintura, saia godê, cinto fino, sapatilhas e tons pastel. O fim da 2ª Guerra Mundial foi um grande inspirador para a moda daquela época. Aliás, muitos dos itens mencionados ainda fazem sucesso nos dias atuais, como a cintura marcada. 

    A maquiagem também teve seu papel fundamental, passando a valorizar o olhar, com produtos como sombras, rímel, lápis para os olhos e sobrancelhas, além do delineador. Já para os penteados eram muito usados os coques ou rabos de cavalo. Os cabelos perderam comprimento e as franjas resgatavam o ar jovial das mulheres. 



    Últimas